Passeios Pedestres em São Miguel

Pico da Vara

Algarvia – Pico da Vara

Iniciando-se na Algarvia e terminando no Pico da Vara, o ponto mais alto de São Miguel. Este trilho era utilizado pelos povos mais antigos para aceder ao mato, em que faziam a produção de carvão e maneio de gado. Este percurso começa dentro de uma mata de criptomérias, sempre subindo, esta mata termina numa paisagem de vegetação rasteira, composta por gramíneas, origem do nome do planalto: Graminhais. Seguindo até ao Pico da Vara, em que é possível ver a costa sul de São Miguel, a escassos 500 metros encontra-se uma marca do avião Francês que caiu em 1949, ficando a falta pouco mais do que um quilómetro para alcançar o Pico da Vara. Este percurso encontra-se numa zona de Proteção Especial, em que se pode observar o priolo, uma ave em risco de extinção.

• Dificuldade – Difícil
  • Extensão – 3.5 km
  • Tempo Médio – 5h
Joao Bom

Atalho dos Vermelhos

Uma pequena rota circular que se inicia e acaba no lugar do João Bom, freguesia do Pilar da Bretanha. Avança em direção à zona costeira, passando por um pasto com flores endémicas, como a Urze, o Tamujo, o Pau branco, a Malfurada e a Erva-leiteira, já a avifauna encontrada é bastante rica e necessita de proteção, sendo esta zona considerada como uma “Zona Importante para Aves”, em que se observação Milhafres, Pintassilgos, Pombos-da-rocha, Pombos torcazes, Tentilhões e Garajaus nas zonas próximas do mar. Após passar esta zona, sobe-se em direção ao João Bom. Olhando para trás, é possível observar a costa da Bretanha. Seguindo pela direita que vai ter à freguesia dos Mosteiros, prosseguindo em frente até ao Pico de Mafra, alcançando o ponto inicial.

• Extensão – 5.1 km

Por onde palmilhar

CorvoFaialFloresGraciosaPicoSanta MariaSão JorgeSão MiguelTerceira

Faial da Terra – Salto do Prego

Começando e terminando na localidade do Faial da Terra, este trilho segue pela margem da ribeira até à primeira bifurcação, que se deve prosseguir para o salto do Prego, uma magnífica cascata, que alimenta uma mata de incenso e de acácia. Prosseguindo para o Sanguinho, que apresenta 20 casas desabitadas que estão em processo de recuperação. O caminho continua por uma descida até à localidade do Faial da Terra.

• Extensão – 5 km
Faial da Terra

Chá Gorreana

Iniciando e acabando junto à Fábrica de Chá Gorreana. Este passa por uma plantação de chá, seguindo por campos agrícolas e de pastagem, mata de criptomérias, até à Casa do Mirante, um edifício em ruína, em que se pode desfrutar de uma magnífica vista sobre a costa norte de São Miguel, desde o Pico da Vara à Ribeirinha, a noroeste, já em baixo estão plantações de chá e a Fábrica da Gorreana, que se encontra perto do final do percurso, podendo apreciar um chá.

• Extensão – 6 km
Cha Gorreana

Lagoa das Furnas

Este trilho começa e acaba na Freguesia das Furnas, passando na Três Bicas, por dentro da localidade e depois subindo até à Lagoa das Furnas. Seguindo a sinalética, facilmente chega-se às Caldeiras da Lagoa, um local usado pelas suas gentes para fazerem os seus cozinhados tradicionais. Prosseguindo pela margem da Lagoa, contornando-a. Seguindo passa-se pela Ermida Nossa Senhora das Vitórias, erguida no século XIX, no estilo Gótico. Continuando, desce-se para a Freguesia das Furnas.

• Extensão – 9.2 km
  • Tempo Médio – 2h 50m
Lagoa das Furnas

Mata do Canário – Sete Cidades

Começando junto à Mata do Canário e terminando na freguesia das Sete Cidades, desce-se até ao Muro das Nove Janelas, seguindo até chegar à vertente norte da cumeeira da Lagoa Azul das Sete Cidades. Contorna-se a Lagoa e avança-se para a freguesia das Sete Cidades. Tendo em atenção que este percurso encontra-se uma zona de Paisagem Protegida.

• Extensão – 11 km
  • Tempo Médio – 3h
Mata do Canario

Moinhos da Ribeira Funda

Este inicia e termina na Ribeira Funda, Fenais da Ajuda, junto à Ermida da Nossa Senhora da Aflição. Tendo como principais pontos de interesse, os vestígios de um aglomerado de moinhos de água, diversas quedas de água na parte terminal da Ribeira Funda e vistas panorâmicas sobre a costa oeste e este São Miguel.

• Extensão – 3 km
  • Tempo Médio – 1h30m
Moinhos da Ribeira Funda

Pico do Ferro – Caldeiras da Lagoa das Furnas

Começando no Miradouro do Pico do Ferro e terminando nas Caldeiras da Lagoa das Furnas, este percurso desce à falésia, numa caminhada curta em que se pode observar a variedade de plantas endémicas, como o folhado (Viburnum tinus), o louro (Laurus sp.), a uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), a urze (Erica azorica), e como plantas introduzidas a cletra (Clethra arborea), a gigante (Gunnera tinctoria), o incenso (Pittosporum undulatum) e a conteira (Hedychium gardneranum) e o feto arbóreo. Neste percurso também é possível fazer observação de aves, nomeadamente milhafres (Buteo buteo rothschildi), estrelinhas e garças e o único mamífero endémico, morcego diurno (Nyctalus azoreum). Também se pode contemplar a Lagoa das Furnas de diversos ângulos. Continuando até à Caldeira da Lagoas das Furnas, termina-se assim este trilho.

• Extensão – 2 km
  • Tempo Médio – 45m
Caldeiras da Lagoa das Furnas

Praia da Viola

Começando na Lomba da Maia, passa pela Praia da Viola e termina-se na Maia. Partindo da Igreja da Lomba Maia, segue-se para a Praia da Viola, descendo e aproveitando para observar a Maia, a Ponta Formosa e a Ponta do Cintrão. Continuando até à Ribeira do Salto, descendo ao lado dos antigos moinhos de água, chega-se à Praia da Viola. Ao longo desta, estão diversas ribeiras que correm pelas falésias e também estão diversos moinhos de água, rodeados por inhames. Após aproveitar o ar limpo desta praia, uma das mais bonitas dos Açores, segue-se subindo até ao topo da falésia, prosseguindo até à Maia.

• Extensão – 5 km
Praia da Viola

Praia – Lagoa do Fogo

Este começa por um caminho de terra batida, numa área pastagens, e prossegue-se até uma mata de eucaliptos, incensos (Pittosporum undulattum), acácias (Acácia sp.) e conteiras (Hedychium gardneranum) e ao longo da levada estão exemplares de plantas endémicas como Uva da Serra (Vaccinium cylindraceum), Urze (Erica azorica), Folhado (Viburnum tinus), Tamujo (Myrsine retusa), entre outras. Subindo pelo caminho, é possível desfrutar de uma grande vista sobre a costa sul de São Miguel, avistando Vila Franca do Campo, o seu Ilhéu e a Ribeira da Praia. Chegando a uma zona mais aberta, com encostas de ambos os lados, caminhando mais um pouco, chega-se à margem da Lagoa do Fogo, neste podem ser observados gaivotas, que na época de nidificação tornam-se bastante agressivas. Este percurso encontra-se numa zona classificada como Sítio de Interesse Comunitário e Reserva Natural.

• Extensão – 12 km
  • Tempo Médio – 4h
Praia Lagoa do Fogo

Rocha da Relva

Iniciando-se e terminando junto ao parque de estacionamento da Rocha da Relva, desce-se para a Rocha de Relva, por um atalho escavado na falésia. Neste percurso pode-se observar a Rocha do Cascalho, antes de continuar a descer para a Rocha de Relva, uma fajã detrítica, única em São Miguel, e nesta avista-se uma grande número de adegas, que devido ao microclima que favorece o crescimento de vinhas, figueiras e hortícolas.

• Extensão – 4.5 km
  • Tempo Médio – 2h30m
Rocha da Relva

Serra Devassa

Este percurso tem início e fim perto da Lagoa do Canário, atravessando toda a Serra Devassa, em que estão grande parte das lagoas de São Miguel, nomeadamente a Lagoa do Canário, a Lagoa das Éguas, Lagoa Rasa e Lagoa do Carvão, entre outras. Também com um grande interesse é o aqueduto “Muro das Nove Janelas”, que abasteceu Ponta Delgada, encontrando-se junto da Lagoa do Pau Pique.

• Extensão – 4.2 km
Serra Devassa

Trilho do Agrião

Começando na Povoação e terminando na Ribeira Quente, este parte do Porto da Povoação, segue-se à beira-mar, podendo observar-se uma zona em ruínas composta por um antigo moinho, a Ponte de Ferro, uma ponte centenária, que se encontra sobre a Ribeira de Pelanes e contém diversas plantas endémicas como a Figueira Brava (Pericallis malvifolia) e o Bracel da Rocha (Festuca petraea). Continuando a subir, chega-se à Lomba do Cavaleiro, prosseguindo por atalhos, que dão uma visão sobre os Graminhais, Pico da Vara, Pico Bartolomeu e para as Sete Lombas da Povoação, no seu final atravessa-se uma ribeira, e subindo por uma mata de incenso (Pittosporum undulatum), acácia (Acacia sp.) e vinháticos (Persea indica). Continuando no percurso ao longo da costa, chega-se à Ribeira Quente, onde o trilho termina.

• Extensão – 8.4 km
  • Tempo Médio – 3h
Povoacao

Trilho do Feno

Inicia-se e termina no centro da localidade de Fenais da Ajuda, perto da Junta de Freguesia, partindo de um caminho agrícola e atravessando uma mata com diversas árvores (criptomérias, plátanos, acácias), dando o acesso ao leito da Ribeira do Mato. Subindo, dentro da mata, chega-se a um caminho agrícola, que vai até à falésia, em que se pode avistar a costa norte, especialmente a freguesia da Achadinha e a Ponto de Santa Iria. Continuando, passa-se pela Igreja dedicada a Nossa Senhora da Ajuda e terminando no local onde começou o percurso.

• Extensão – 4 km
Fenais da Ajuda

Trilho Pedestre da Lomba da Fazenda

Este omeça e termina em frente da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na freguesia da Lomba da Fazenda. Este percurso passa por diversos locais de interesse, nomeadamente o parque de campismo do Nordeste, a “Boca da Ribeira” uma zona balnear adjacente à Foz da Ribeira do Guilherme, o Parque de Endémicas do Pelado e o Parque da Morgada.

• Extensão – 7.5 km
  • Tempo Médio – 2h 00m
Lomba da Fazenda

Vigia de São Pedro

Inicia-se na Freguesia de São Vicente Ferreira e segue ao longo da orla costeira até à Freguesia das Calhetas, partindo do Porto de Pescas de São Vicente, importante na época da Baleação, e junto deste, está a antiga Fábrica da Baleia e também piscinas naturais. Percorrendo ao longo da orla costeira, avista-se Ponta de São Pedro, a Ponta do Cintrão e a Ponta dos Fenais da Ajuda. Seguindo para Fenais da Luz, vai-se em direção à costa, para se observar diversas construções do século XVII e XVIII. Seguindo para terra batida, até às Calhetas, numa zona em que se pode visitar a Ponta de São Pedro, a Ermida de São Pedro do século XVI e o buraco de São Pedro, uma interessante formação geológica. Continuando o caminho, chega-se ao centro das Calhetas, terminando este percurso.

• Extensão – 6.5 km
  • Tempo Médio – 2h 00m
Sao Vicente Ferreira

Vista do Rei – Sete Cidades

Começando no Miradouro da Vista do Rei e terminando na freguesia das Sete Cidades, este parte da vertente oeste da Cumeeira da Caldeira das Sete Cidades, em que pode ser observada a Caldeira Seca e as lagoas das Sete Cidades e a São Miguel. Seguindo em direção das Sete Cidades, o cuidado é pedido, visto que este percurso passa por uma zona classificada como Paisagem Protegida.