Natureza em Funchal

Como capital da Ilha da Madeira, Funchal apresenta uma variedade de espaços verdes, miradouros e momentos únicos, que apelam ao contacto perfeito, raro e puro com a envolvente natural. Respirar o ar puro, nunca teve tanta expressão no Funchal.

RESERVA NATURAL PARCIAL DO GARAJAU

Reserva Natural Parcial do Garajau – criada em 1986, esta é constituída por uma fauna e uma flora muito diversificada. É possível observar peixes de grande porte, como o Mero, (Epinephalus guaza) e a Manta e a Jamanta (Manta birostris, Mobula mobular). A passividade dos peixes, que estão habituadas à presença humana, permite aos mergulhadores nadarem ao seu lado, captando grande momentos fotográficos. Nesta área protegida é proibida atividade de pesca e a navegação está condicionada.

Promenade do Lido – na zona oeste da cidade do Funchal, esta é muito procurada para lazer e descanso, num passeio pedonal marítimo, que interliga a zona do Lido e a Praia Formosa, oferecendo uma vista sobre o Oceano Atlântico e as áreas jardinadas, tornando-se um ponto de atração muito procurado tanto pelos seus habitantes como por turistas. Anexada a esta encontram-se os complexos balneares do Lido, a Ponta Gorda, o Clube Naval e as Poças do Governador ou a Praia Formosa.

PROMENADE DO LIDO2

Jardim Municipal do Monte – apresenta diversas espécies indígenas e exóticas e algumas árvores centenárias. Na sua entrada, está um coreto e a Fonte da Virgem, com a imagem de Nossa Senhora do Monte e no seu centro está um lago com um mapa da ilha da Madeira, em pedra.

JARDIM MUNICIPAL DO MONTE

Natureza Madeirense

FunchalSanta CruzMachicoRibeira BravaCâmara de LobosPonta do SolCalhetaPorto MonizSão VicenteSantanaPorto SantoIlhas DesertasIlhas Selvagens

Promenade Praia Formosa-Baía de Câmara De Lobos – esta interliga os concelhos do Funchal e de Câmara de Lobos, num passeio pedonal de 2,2 km, entre a zona do Lido à Baía de Câmara de Lobos. Esta está construída sobre pilares, que manteve a beleza da falésia e aligeirou o seu impacto ambiental. Esta é perfeita para um passeio à beira-mar, unindo a atividade física com o contacto com a natureza, podendo conhecer o litoral sul madeirense.

PROMENADE PRAIA FORMOSA

Miradouro do Pico dos Barcelos – permite observar a baía e cidade do Funchal, tal como as ilhas Desertas. Erguido em 1950, este recentemente foi remodelado, contendo novos espaços verdes e zonas de comercialização de produtos regionais, artesanais e restauração, para melhorar a experiência do seu visitante.

MIRADOURO DOS MARMELEIROS

Miradouro das Neves – também conhecido como Miradouro do Pináculo, este cede uma das mais belas vistas sobre a baía do Funchal. A leste do concelho do Funchal, este dispõe de uma bela vista sobre a baía do Funchal.

MIRADOURO DAS NEVES

Miradouro dos Marmeleiros – erguido em 1939, este oferece uma vista privilegiada sobre o Funchal. Encontra-se na freguesia do Monte, próximo do Hospital dos Marmeleiros.

MIRADOURO DOS MARMELEIROS

Miradouro das Cruzes – junto à Quinta das Cruzes, este é um dos mais antigos miradouros, oferecendo uma vista sobre a baixa do Funchal, tendo sido inaugurado a 28 de maio de 1936.

MIRADOURO DAS CRUZES

Miradouro da Quinta Vigia – na Quinta Vigia, residência oficial do Presidente do Governo da Região Autónoma da Madeira, este possibilita contemplar uma paisagem desde o porto do Funchal até ao Garajau, no Caniço. Aberto de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 às 17h00, encerrando sábado, domingo e feriados.

MIRADOURO DA QUINTA VIGIA

Miradouro do Jardim Botânico – dispõe de uma vista sobre a cidade do Funchal, desde o mar até à serra. Este encontra-se no topo da margem esquerda da Ribeira de João Gomes, estando envolvido por um centro de ciência, cultura e lazer, em que o visitante pode descobrir o grande mundo das plantas que o envolvem. Está aberto de segunda-feira a domingo das 9h00 às 18h00, encerrando dia 25 de dezembro.

MIRADOURO DO JARDIM BOTaNICO

Miradouro do Parque de Santa Catarina – no Parque de Santa Catarina, é possível desfrutar de uma vista que vai desde a baía do Funchal até à Ponta do Garajau, na localidade do Caniço. Está aberto todos os dias, no verão das 7h00 às 21h00 e no inverno das 8h00 às 19h00.

PARQUE DE SANTA CATARINA

Miradouro do Pico Alto – em plena área do Parque Ecológico do Funchal, este possibilita observar o Chão da Lagoa e a baía do Funchal.

MIRADOURO DO PICO ALTO

Miradouro do Terreiro da Luta – na freguesia do Monte, neste pode-se contemplar uma vista sobre a baía do Funchal, erguendo-se sobre um momento dedicado a Nossa Senhora da Paz, como promessa do povo madeirense, durante o bombardeamento da cidade do Funchal por submarinos alemães, no ano de 1917.

MIRADOURO DO TERREIRO DA LUTA

Miradouro do Fortim de São José – num ilhéu do porto do Funchal, este concede uma vista panorâmica sobre o anfiteatro da cidade do Funchal. Este ilhéu foi o primeiro local de abrigo aos descobridores da ilha da Madeira, no ano de 1419, aqui ergue-se o Forte de São José, o primeiro Porto do Atlântico e o mais ocidental da Europa, que teve um papel importante na expansão marítima europeia. Já entre 1801 e 1807, este foi um quartel-general de invasores e posteriormente serviu de cadeia durante a ocupação das tropas inglesas.

MIRADOURO DO FORTIM DE SaO JOSe

Miradouro Largo Padre Pita Ferreira – erguido em honra do Padre Pita Ferreira, este encontra-se em São Gonçalo, que acima desta está a igreja paroquial e oferece uma vista sobre a baía do Funchal. O Padre Pita Ferreira era um entusiasta que lutava pela conservação do património artístico madeirense.

MIRADOURO LARGO PADRE PITA FERREIRA

Miradouro do Lombo da Quinta – em São Gonçalo, este oferece uma vista panorâmica sobre a baía do Funchal, em que se destaca o porto do Funchal e a parte central desta. Este está próximo do Palheiro Golf.

MIRADOURO DO LOMBO DA QUINTA

Miradouro do Curral dos Romeiros – no Caminho dos Pretos, este concede uma vista para o promontório do Cabo Girão e para a Ribeira de João Gomes.

MIRADOURO DO CURRAL DOS ROMEIROS

Miradouro de São Roque – em frente à Igreja paroquial de São Roque, este dispõe de uma vista panorâmica sobre o anfiteatro do Funchal.

MIRADOURO DE SaO ROQUE

Miradouro do Jardim Panorâmico – na zona do Lido, este cede uma vista sobre o oceano, em que se destaca o Ilhéu do Lido.

MIRADOURO DO JARDIM PANORaMICO

Miradouro da Achada – erguido pelo Município do Funchal em 2009, este contém um jardim, acompanhado por bancos em ferro fundido e ripado de madeira, e uma vista sobre todo o leste do Funchal.

MIRADOURO DA ACHADA

Miradouro da Vila Guida – no jardim da Vila Guida, este foi construído em 1938 e oferece uma vista panorâmica sobre a baía do Funchal. Ainda neste, encontra-se o painel de azulejos de Adriana Lajinha, com a representação do anfiteatro do Funchal.

MIRADOURO DA VILA GUIDA

Jardim Botânico da Madeira – Engenheiro Rui Vieira – remonta ao século XVII, este é composto por mais de duas mil plantas exóticas, provenientes de todo o mundo, em que se destacam algumas espécies botânicas que se encontram em vias de extinção. Neste também existe um miradouro e um anfiteatro para o desenvolvimento de atividades lúdicas. Aberto desde 1960, este jardim visa tornar-se num polo de ciência e cultura, conservando e preservando as plantas, pela razão que a biodiversidade e habitats estão em decréscimo. Para aqueles que procurem saber mais sobre a flora, podem visitar o Museu de História Natural e um Herbário, no Caminho do Meio, no Funchal. O Jardim Botânico da Madeira está aberto de segunda-feira a domingo das 9h00 às18h00, encerra no dia 25 de dezembro.

JARDIM BOTaNICO DA MADEIRA ENGENHEIRO RUI VIEIRA

Jardim dos Loiros – junto ao Jardim Botânico, este compreende uma coleção das mais exóticas e raras aves do mundo e pode se percorrido com um safari, avistando as Catatuas e os Loricos das ilhas tropicais Asiáticas, os Periquitos Australianos, os Papagaios Anões, entre outros. Encontra-se aberto de segunda-feira a domingo das 9h00 às 18h00, encerra dia 25 de dezembro.

JARDIM DOS LOIROS

Jardim Quinta das Cruzes – na Quinta das Cruzes, nesta viveu João Gonçalves Zarco, este tem uma inspiração romântica, acompanhado por um leque de plantas endémicas e exóticas, árvores centenárias e caminhos empedrados em calhau rolado. Em anexo a este, encontra-se Museu da Quinta das Cruzes. O jardim abre de terça-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, encerrando segunda-feira e feriados.

JARDIM QUINTA DAS CRUZES

Jardins do Palheiro – com boas vistas panorâmicas, acompanhadas por árvores com mais de 200 anos de existência, relvados e lagos que sustentam plantas exóticas. O proprietário que originou este pequeno mundo foi o primeiro Conde de Carvalhal que também deu início uma valiosa coleção de camélias. Este encontra-se aberto de segunda-feira a domingo das 9h0 às 17h30, encerrando dia 25 de dezembro e 1 de janeiro.

JARDINS DO PALHEIRO

Jardim Tropical Monte Palace – na Quinta Monte Palace, este apresenta cerca de 100 000 espécies vegetais, em que se destaca a coleção de cicas (encephalartos), pela sua idade, são consideradas fósseis vivos. Esta quinte é propriedade da Fundação José Berardo e tem aumentado ao longo dos anos, com plantas vindas de todo o mundo, das 72 espécies conhecidas, cerca de 60 estão neste jardim. Neste também se encontra um espaço focado para a flora madeirense, em que se destaca a maior parte das variedades da Laurissilva da Macaronésia e outras espécies que estão em vias de extinção, como o Pittosporum coriaceum, conhecido como “Mocano”. Este está aberto de segunda-feira a domingo das 9h30 às 18h00, encerrando dia 25 de dezembro.

JARDIM TROPICAL MONTE PALACE

Jardins da Quinta da Boa Vista – dedicados a diversos habitats de todo o mundo, estes destaca-se a coleção de orquídeas, uma das maiores atrações, galardoada ao longo de 20 anos e que durante os meses de dezembro a maio decorrem exposições florais de Cymbidums, Paphipedilums (sapatinhos) e Lycastes; durante o ano todo encontra-se exposta uma coleção de híbridos soberbos e espécies raras. Também existem áreas dedicadas à Bromeliads da América do Sul, Martinetes da Austrália e Alóes de África. Este abre de segunda-feira a sábado das 9h00 às 18h00, encerrando domingo e feriados.

JARDINS DA QUINTA DA BOA VISTA

Jardim Municipal do Funchal – conhecido também por Jardim Dona Amélia, este está no mesmo local em que existiu o Convento de São Francisco. Este jardim apresenta exemplares da flora da Madeira e do resto do mundo, sendo acompanhada por um lago e um riacho que albergam peixes e aves. Também se encontram obras de arte e um auditório que possibilita a realização de atividades culturais.

JARDIM MUNICIPAL DO FUNCHAL

Parque de Santa Catarina – sobranceiro ao porto do Funchal, este está envolvido por espécies arbóreas de todos os cantos do mundo e tem uma vista da baía do Funchal à Ponta do Garajau. Neste também se destaca a Capela de Santa Catarina, a lagoa em que foi construída uma ilha para repouso e nidificação das aves que ali se recolhem e uma estátua do Infante Dom Henrique e uma de Cristóvão Colombo. Aberto de verão das 7h00 às 21h00 e de inverno das 8h00 às 19h00.

PARQUE DE SANTA CATARINA

Jardim Público do Amparo – desde 2009, este local de lazer deixa-se envolver por uma grande diversidade de plantas oriundas de vários continentes.

JARDIM PuBLICO DO AMPARO

Jardim Panorâmico – na zona do Lido, aberto desde 2005, este jardim apresenta três temas distintos de flora, a Flora Indígena do Litoral, a Flora Indígena de Média Altitude e a Zona Tropical, que são acompanhadas pela vista sobre o Oceano Atlântico juntamente com obras do artista plástico madeirense Rigo, que participou no desenvolvimento de painéis de azulejos para o Ilhéu do Lido. Este jardim estabelece uma ligação entre o Passeio Público Marítimo e a Estrada Monumental. Este está aberto de segunda-feira a domingo das 7h00 às 22h00.

JARDIM PANORaMICO

Jardim da Ajuda – aberto desde 2005, este apresenta uma flora tropical, em que se destacam cerca de 16 espécies diferentes de palmeiras, juntamente com uma zona para crianças e para a prática de desporto. Está aberto ao público de segunda-feira a domingo, de verão das 7h00 às 22h00 e de inverno das 7h00 às 20h00.

JARDIM DA AJUDA

Jardim de Santa Luzia – encontra-se construído sobre os terrenos do antigo engenho de açúcar do Hinton/Torreão, tendo sido preservada a chaminé da antiga fábrica e alguma maquinaria, que acompanham o conjunto do Jardim da Laurissilva, Jardim dos Socalcos, Jardim da Água, Jardim Tropical e o Jardim do Anfiteatro. A este jardim foi atribuída uma menção honrosa, no âmbito do prémio Nacional de Arquitetura Paisagista, na categoria de Espaços Exteriores de Uso Público, projetado pelo arquiteto paisagista Luís Paulo Ribeiro – TOPIARIS. Encontra-se aberto de segunda-feira a domingo das 8h00 às 24h00.

JARDIM DE SANTA LUZIA

Jardim do Almirante Reis – na Zona Histórica de Santa Maria, junto da estação de teleférico que interliga o Funchal ao Monte, este está dividido em várias plataformas ajardinadas e onduladas com percursos pedonais, acompanhados por bancos de jardim e iluminação artificial.

JARDIM DO ALMIRANTE REIS

Jardim da Quinta Magnólia – ostenta diversas espécies de árvores e plantas de todo o mundo, que envolve o parque infantil e os campos de ténis. Aberto de segunda-feira a domingo das 07h30 às 21h00, encerrando dia 25 de dezembro e 1 de janeiro.

JARDIM DA QUINTA MAGNoLIA

Jardim do Miradouro Vila Guida – um jardim e miradouro que possibilita uma vista sobre a baía do Funchal. Este foi construído no ano de 1938, estando dividido em dois patamares, o superior é o miradouro e o inferior ostenta uma área jardinada com diversas árvores de grande porte, com um grande valor paisagístico.

JARDIM DO MIRADOURO VILA GUIDA

Jardim Orquídea – contém mais de 50 000 plantas, entre as quais se destaca as orquídeas desde a sua forma natural aos híbridos. Este apresenta um trabalho de reprodução em laboratório, em que as suas plantas nascem todo o ano. Este está aberto de segunda-feira a domingo das 9h00 às 18h00, encerrando dia 25 de dezembro.

JARDIM ORQUiDEA