Santana

Na costa norte da ilha da Madeira, encontra-se o concelho de Santana, sendo composto pelas freguesias de Arco de São Jorge, Faial, Ilha, Santana, São Jorge e São Roque do Faial. Este concelho foi durante muito tempo inacessível tanto por mar como por terra, fazendo com que os seus habitantes preservassem as suas caraterísticas, não sofrendo influências, por exemplo, notório no estilo arquitetónico das suas casas, com o teto coberto de colmo, as famosas “casinhas de Santana”. Atualmente, o setor turístico é o principal recurso económico deste concelho. Destaca-se o Parque Temático da Madeira e a Reserva Natural da Rocha do Navio como pontos de paragem obrigatória.

Em 2011, este concelho recebeu a distinção de “Reserva da Biosfera” pela UNESCO, que reconhece a riqueza do seu ecossistema, que visam conservar a biodiversidade e o uso sustentável, estando integrada numa superfície emersa de Santana e ainda a uma componente marinha, representado uma diversidade natural e humana, paisagística, ambiental e cultural.

Destinos Madeirenses

FunchalSanta CruzMachicoRibeira BravaCâmara de LobosPonta do SolCalhetaPorto MonizSão VicenteSantanaPorto SantoIlhas DesertasIlhas Selvagens

O nome da freguesia de Santa tem origem numa capela primitiva dedicada a Santa Ana, que atualmente é a igreja. Aqui encontram-se os pontos mais altos da ilha da Madeira, como o Pico Ruivo, o Pico das Torres e o Pico do Areeiro. Porém é de destacar os Percursos da Biosfera que se estendem ao longo de 120 quilómetros, possibilitando a apreciação de uma património natural e cultural vasto, desde a Vereda do Pico Ruivo, Levada do Rei e Levada do Caldeirão Verde.

Criada no ano de 1550, o nome da freguesia do Faial tem origem na concentração de faias neste local. Conforme alguns historiadores, esta freguesia juntamente com a de São Jorge, teria sido uma das primeiras freguesias a ser povoada na costa norte. Em Faia destaca-se a zona balnear da Foz da Ribeira do Faial, o seu kartódromo e a zona de lazer.

Tal como a freguesia do Faial, crês-se que a freguesia de São Jorge terá sido uma das primeiras a ser povoada na costa norte. O desenvolvimento desta freguesia deu-se a partir do Calhau de São Jorge, perto do mar, no início do século XVI. Destaca-se o Miradouro das Cabanas que possibilita uma vista sobre o Arco de São Jorge e nos dias com boa visibilidade é possível ver a ilha do Porto Santo. Também se destaca o trilho Levada do Rei, em que se percorre por uma área florestal, oferecendo vistas magníficas sobre terras agrícolas de São Jorge e Santana.

A freguesia de São Roque do Faial foi criada em 1848, estendendo-se desde o Chão da Ribeira até ao Pico do Areeiro. O nome desta freguesia proveio do padroeiro de uma ermida antiga, que mais tarde originou a primeira igreja no Chão da Ribeira. Também de destacar é o Parque Florestal do Ribeiro Frio constituído por diversos endemismos florestais e um viveiro de trutas, e aqui também se inicia uma das levadas, a Vereada dos Balões, um trilho que encaminha para a Levada da Serra do Faial, até chegar ao miradouro dos Balcões, podendo observar as vistas sobre o vale da Ribeira da Metade.

O nome da freguesia de Arco de São Jorge adveio da forma em arco das montanhas que a rodeiam. Esta freguesia é a mais pequena do concelho de Santana, porém reúne uma das maiores coleções de roseiras de Portugal, apresentando mais de mil espécies de rosas. Nesta freguesia ainda se destaca o Museu da Vinha e do Vinho, no Campo Experimental de Viticultura do Arco de São Jorge, numa adega antiga, encontrando-se ainda instalados utensílios utilizados na viticultura e os processos da produção do vinho, ao longo das décadas. Já no seu exterior encontra-se um espaço com jardins, arbustos e árvores da Laurissilva e espaços de lazer, que possibilitam o contacto com a riqueza natural e patrimonial desta freguesia.

A mais recente freguesia deste concelho é a Ilha, criada em 1989, o seu nome provém do fato de estar localizada num espaço isolado, relembrando uma ilha. A sua maior riqueza é a natureza, especialmente as reservas naturais desde a Achada do Marques ao Caldeirão Verde, que apresentam belas quedas de água e um excelente património geológico. Também de destacar é a Ponchilha, uma bebida desta freguesia.

Santana1
Santana2
Santana3