Guarda

Sendo a cidade mais alta de Portugal, esta reflete-se numa designação de “escudo da Estrela”, sendo que nesta região respira-se o ar limpo, sadio e leve, num clima de montanha, com os seus vales férteis que concedem um gosto alimentar diferente e único. Acolhendo um património cultural único e próspero, a cidade esconde-se nas suas muralhas que contam com mais de 800 anos de história. No ponto mais alto da cidade, encontra-se a Torre de Menagem que é o ex-libris da estrutura defensiva da Guarda.

Guarda

Aquando a transferência da sede episcopal da Egitânea, ou seja, Idanha-a-Nova, para a Guarda, sendo um momento marcante para a história da cidade, tendo sido imposto a construção de uma catedral. Este templo gótico apresenta traços estéticos que são reflexo do tempo e dos artistas que deixaram aqui as suas marcas, nesta é destacado o retábulo da capela-mor em pedra ançã, oferecida por João Ruão. No seu exterior, a Catedral de Guarda apresenta belos trabalhos em granito em que os pináculos e as gárgulas.

Com mais de oito séculos de história, esta cidade acolhe uma dualidade tanto cultural como religiosa, entre católicos e judeus, que deixaram e continuam a deixar o seu legado, a sua herança na cidade, entre as ruas estreitas que requerem o máximo da atenção para os pormenores da arquitetura civil e militar, entre ornamentos e símbolos.

O que visitar

Aldeias de XistoAldeias HistóricasAveiroBatalhaCastelo BrancoCoimbraFátimaFigueira da FozGuardaÍlhavoLeiriaSantarémTomarViseu