Património de Lisboa

Nascendo de uma citânia, que se localizava no atual Castelo de São Jorge, Lisboa sempre desejada pela sua proximidade ao rio Tejo, terrenos férteis e vista privilegiada, foi ocupada desde os primórdios humanos, passando pela ocupação Romana, que se chamaria de Olisipo, até à ocupação muçulmana, sendo o maior e mais desejável centro comercial de África e Europa.

No ano de 1147, D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal, conquista Lisboa. A partir desta conquista, batalhas foram travadas, e Lisboa continua a crescer, a desenvolver-se, até ao fatídico doa 1 de novembro de 1755, aquando um grande terramoto, abala a cidade, destruindo, incendiando e matando. Porém, um plano de reabilitação urbana, cujas regras de Marquês de Pombal, Primeiro-ministro do Rei D. José, oferecer os traços principais que Lisboa hoje apresenta.

Continuando a desenvolver, a internacionalizar, a globalizar-se, hoje em dia Lisboa é um ponto multicultural, multifacetado, multidisciplinar, repleto de atividade, movimento, alegria e tristeza, um mundo, pura e linda Lisboa.

Uma capital cosmopolita, moderna que preserva a sua antiguidade e autenticidade, através de uma oferta cultural, natural e histórica, que por si falam, entre museus, bairros, eventos e festas populares, esta cidade milenar, repleta de vida deste a época Romana, passando pela época mourisca até ao império português.

Património de Lisboa

Património da Região de Lisboa